sábado, 1 de novembro de 2014

PISCICULTURA EM TANQUE ESCAVADO NO SEMI ÁRIDO E POSSIVEL


No começo desse ano de 2014, por volta do dia 3 de janeiro, fiz a escavação de quatro tanques, na medida de 10x15 cada um, obtive muito sucesso na despesca. Não estou aqui para repassar receitas de bolo, pois cada caso na piscicultura possui uma particularidade, no caso indico que procure um técnico especifico em sua região, não faça nenhum investimento precipitado, pois isso pode ser trágico na aquicultura.
O resultado que tive foram 4 tanques com profundidade media de 1,1m de água, e fiz a adição de 1500 peixes, para se obter uma produção de um quilo de pescado por metro quadrado. pois muitos peixes nesse ambiente pode poluir muito a água e ocorrer a morte por falta de oxigênio, devido a quantidade em excesso de peixes.
Com os tanques escavados, três dias apos, fiz a adição de um carro de mão de esterco de ovelha em cada tanque, de forma espalhada, para atingir uma boa área no solo, veja na imagem abaixo.
Tanque escavado e já com esterco.
Ja com a fertilização do tanque pronta fiz o enchimento dos tanques, a água foi de um poço artesiano tipo cacimbão, e a bomba utilizada foi uma bomba de 5,0cv, cada tanque demorou apenas 3 horas para ser enchidos, pois cada um tem um volume médio de 190 mil litros de água, veja no video abaixo eu mostrando o enchimento dos tanques.

O povoamento foi com 10 dias apos o enchimento, para que a água pudesse ficar esverdeada, melhorando o plancto e a oxigenação, utilizei a tilápia no povoamento, comprei a mesma na cidade de Sao Bento - PB, adicionei 400 peixes em cada tanque.
Utilizei raçoes de duas marcas diferentes, pois uma pode compensar alguma deficiência da outra, em 110 dias meus peixes partiram de 1g para 500g, fiz a venda para revendedores locais e obtive uma boa receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário