terça-feira, 15 de dezembro de 2020

O ALTO PREÇO DO MILHO NÃO ME PREJUDICA

 


Pois é amigo(a), estamos vivendo um tempo em que os preços sobem desordenadamente, diante desse cenário podemos a qualquer momento ter prejuízo com nossa criação, particularmente possuo hoje algumas cabeças de porco, galinhas e alguns novilhos, caso dependesse exclusivamente de milho como ingrediente principal de ração estava a ver navios, com um saco de milho custando em torno de R$100,00, cerca de 10% de um salário mínimo.

Vou contar um pouco como me programo, não previa essa alta, previa somente a seca (estiagem) aqui no Semi-árido, diante da nossa geografia e período sem chuvas, aqui o preço sobe cerca de 50% todo ano, daí desde o ano de 2012 eu faço minha programação, faço um pequeno financiamento no Banco do Nordeste chamado de Agroamigo, nele coloco 40% de ração, cerca de R$2000,00, daí compro milho no fim do inverno, guardo meus 25 sacos de milho, pois uso dois sacos por mês, pois não dependo exclusivamente dele como fonte de carboidratos para meu animais.

Aqui nas redondezas eu consigo outras fontes de carboidratos de boa qualidade, pois esse negócio de ração 100% balanceada não condiz com minha realidade financeira, embora eu sempre enfatizo a suplementação mineral e vitamínica. Aqui tem muitos projetos de fruticultura tropical, como melão e melancia, eles fazem doações de sobras de culturas, pago cerca de R$30,00 a um tratorista p ir comigo a cerca de 7km de minha casa, lá trago uma carretinha de trator, eu coloco a carga embaixo de um umbuzeiro, deixo bem ventilado, isso garante um mês de alimentação para os animais, eu complemento com farelo de trigo e farelo de soja, respectivamente para cada tipo de animal.

Outra fonte de alimentos alternativos é o farelo de arroz e a quirera de arroz, além de vargens de algaroba, entre outras coisas alternativas como bolachas vencidas, etc.

Pois é, não vamos ficar refém das comodites agrícolas, preço de milho virou especulação financeira, assim como o ouro, tire um dia e visite as cidades próximas a sua, busque por alternativas, elas existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário