terça-feira, 11 de agosto de 2015

RAÇÃO CASEIRA PARA GALINHAS DE POSTURA E ENGORDA


É do conhecimento de todos os pequenos avicultores brasileiros que um dos maiores problemas que mais aumenta os custos nos projetos de criação de galinhas é exatamente a parte de fornecimento de ração para galinha caipira.
Se você está buscando alternativas para reduzir os seus gastos na sua propriedade, nós temos uma sugestão que vai economizar em até 30% os custos para alimentar suas aves.
Hoje eu recebi um e-mail de leitor do nosso blog que relatou alguns problemas que vem tirando o sono dele desde o dia em que ele iniciou uma pequena criação de galinhas caipiras para fins comerciais.
Ele descreveu a seguinte situação:
“…no início de 2014 eu comecei uma pequena criação de galinhas aqui na minha propriedade para atender o mercado aqui na minha cidade. Porém não imaginei que fosse encontrar tanta dificuldade para alimentar minhas aves. Iniciei oferecendo para os pintinhos apenas o farelo de milho e quando eles completaram 30 dias de vida eu passei a alimentar as aves com  o milho em grãos. O problema é que as minhas galinhas não estão desenvolvendo o suficiente para que eu possa fazer o abate com 85 dias…”

UM PROBLEMA COMUM…

Pessoal, essa é uma prática muito comum entre os criadores de galinha caipiras em todo território nacional. E esse tem sido um dos problemas para impedir que o criador consiga ter sucesso em seu projeto de criação de galinhas.
COMO FAZER RAÇÃO PARA GALINHA CAIPIRA
O milho, como todos sabem, é um alimento muito usado para alimentação animal, só que ele não deve ser o único alimento na elaboração de uma ração para galinha caipira.
Uma dieta ideal deve conter todos os nutrientes para que as aves tenham um desenvolvimento saudável. Ou seja, que atenda toda a demanda por energia, proteínas, vitaminas e sais minerais.
Na maioria das formulações de ração para galinha caipira o milho é o ingrediente principal, mas para que a dieta atenda às exigências nutricionais de cada espécie, é necessário que haja um complemento com outros vegetais.
O farelo de soja e de trigo são “companheiros” inseparáveis para essa finalidade, devido à combinação que é possível obter para conseguir atingir a quantidade certa dos nutrientes mencionados acima.  Além de ter uma grande facilidade de serem encontrados em todas as regiões do país.
E os problemas dele não acabaram por aí… Veja só o que ele disse:
“…resolvi comprar ração para galinha caipira, só que o preço que eu estou pagando está muito caro e eu não tenho como continuar oferecendo para minhas galinhas pois, dessa forma, não vou cobrir os gastos da produção…”
Você já está sabendo que oferecer uma ração para galinha caipira que contenha todos os nutrientes que a ave necessita é fundamental para um bom desenvolvimento físico e para manter uma produção de carnes e ovos em níveis satisfatórios, de modo que garanta o sucesso da avicultura familiar, não é mesmo?
Agora, a pergunta que não quer calar é a seguinte:
duvida1

COMO FAZER UMA RAÇÃO PARA GALINHA CAIPIRA QUE ATENDA AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS E QUE NÃO SEJA CARA?

Uma possibilidade para solucionar esse problema é o seguinte:
O avicultor pode, aí mesmo na sua propriedade, formular uma ração que atenda todas as necessidades nutricionais de suas galinhas, e com isso, aumentar de forma considerável, a produção de carnes e ovos do seu plantel.
A aquisição dos ingredientes para formular uma ração para galinha caipira não é muito difícil de encontrar na maioria das cidades brasileiras, e uma parte deles o produtor pode encontrar aí mesmo em sua propriedade.

ESSA É A FÓRMULA…

Esses são os ingredientes necessários para fazer 10kg de ração balanceada para galinhas que estão entre a décima e a décima oitava semana de vida. (Fonte: Emater/MG)
Farelo de milho6,300 g
Farelo de soja3,550 g
Calcário Calcitico0,090 g
Sal Mineral0,050 g
Premix (vitaminas e minerais)0,010 g

MODO DE PREPARO

Primeiro, o avicultor deve misturar os ingredientes de menor quantidade para que os produtos tenham uma mistura homogênea.
Depois, deve acrescentar os outros ingredientes e fazer uma mistura durante alguns minutos, de forma que todos os ingredientes tenham uma aparência uniforme.
Viram só como é simples!
Agora, é ofereecer aproximadamente 100g/dia dessa ração para cada galinha e complementar com alimentação alternativa (gramíneas, frutas, verduras e tubérculos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário